Este site utiliza cookies. se continuar a navegar, vamos considerar que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações clicando aqui.
 
Notícias e Eventos
Regresso à escola
04-09-2012


O risco de contágio de fungos em crianças, no verão, aumenta quase 70 % relativamente a outras épocas do ano. O PinPointe FootLaser da Cynosure oferece a solução para este problema

Os especialistas em podologia aconselham uma consulta antes do regresso à escola. Seja por estarem demasiado abrigadas no inverno ou porque frequentam zonas cálidas no verão, a realidade é que os fungos aparecem nos pés das crianças quando menos esperamos, e não há dúvida que é no verão que esta situação aumenta quase 70%. 
 
Quando é aconselhável para uma criança visitar pela primeira vez um profissional de podologia?
 
De acordo com o profissional de podologia, Julio J. López Morales, a primeira avaliação clínica deve ser feita por volta dos 4 anos.  É nesta idade, acrescenta o especialista, que se pode observar, com total fiabilidade: a posição do pé, o desgaste anormal do calçado, e comprovar se existem alterações digitais ou lesões ungueais. 
 
Que tipos de fungos podem ser encontrados nos pés das crianças?
 
A infeção micótica, de acordo com Julio J. López Morales, que pode ser observada nas crianças localiza-se na pele e é caracterizada pela vermelhidão da zona plantar e interdigital. Esta alteração é geralmente acompanhada de prurido, comichão e a presença de gretas entre os dedos pequenos, também conhecida por "pé de atleta". Estes sintomas devem-se ao uso e abuso de meias ou de calçado fabricado com materiais sintéticos, que dificultam a evaporação do suor e que infelizmente são muito utilizados hoje em dia. 
 
Embora o aparecimento de fungos nas crianças, de acordo com os especialistas, só afete 1% em cada 200, é certo que a probabilidade vai aumentando à medida que a idade da criança aumenta. O final das férias é a época onde encontramos frequentemente estes incómodos visitantes nos pés dos nossos filhos. Os motivos são: o excesso de suor e o calor, mais ainda se não tiver tido em conta uma série de precauções importantes para descansar os pés como substituir o calçado ou deixar as sapatilhas de lado nesta época.

PinPointe Foot Laser, a solução para os fungos nos pés. 
 
Segundo Julio J. López Morales, especialista em Podologia; o PinPointe FootLaser da Cynosure é um procedimento seguro, aprovado pela FDA Americana. Com cerca de 100.000 tratamentos realizados em todo o mundo, o PinPointe FootLaser da Cynosure é até ao momento o único dispositivo no mercado com provas de eficácia clinicamente demonstradas no tratamento de fungos nas unhas. 
 
PinPointe FootLaser  elimina os fungos de uma forma eficaz, rápida e inócua. O procedimento consiste em dirigir um feixe de laser de desenho especial pela unha. O laser penetra no leito ungueal e dirige-se ao fungo causador da infeção, deixando a unha e o tecido circundante intactos. PinPointe FootLaser remeteu à FDA dados de ensaios clínicos, num estudo com 250 pacientes, que demonstravam que 68% a 81% dos pacientes exibiam um maior aclaramento da unha aos 6 e 12 meses, e que cerca de 81% dos pacientes continuava a apresentar melhorias aos 12 meses. Já existe a possibilidade de se submeter a, pelo menos, uma sessão de 30 minutos para eliminar os fungos das unhas com comodidade, sem dor, na privacidade do consultório médico e sem necessidade de anestesia.  
 
Conselhos sobre como podemos melhorar a saúde dos pés das crianças e evitar o aparecimento dos fungos

Utilizar calçado transpirável, evitar sapatos e meias de materiais sintéticos. As meias devem ser de algodão e os sapatos de pele, no verão utilizar sandálias, lavar bem e secar ainda melhor será a melhor prevenção. 
 
Assegure-se de que o calçado que os seus filhos usam é adequadamente ventilado. Pode ter orifícios pequenos ou aberturas grandes como as sandálias, dependendo da estação. Evite aqueles muito rígidos ou muito apertados. 
 
Procure mudar a roupa de estação a tempo para, por exemplo, não calçar meias grossas no verão. 
 
Na hora do banho, não se esqueça de limpar sempre a planta dos pés e insistir entre os dedos.  É prático usar uma toalha pequena ou a ponta de uma toalha grande. 
 
Se a tolha se tornar áspera com o uso, o melhor é deitá-la fora. Para secá-la ao ar livre, tente que seja uma secagem rápida a fim de evitar a sua deterioração, para evitar a incubação de fungos. Ao sinal da mais pequena mancha, deite-a fora. 
 
Separe os acessórios de banho, toalha, sabão, baldes, esponjas, tina plástica, para que sejam de uso exclusivo do seu filho. 
 
Limpe bem a banheira depois de cada utilização. Nunca use detergente ou abrasivos. 
 
O banho diário é a melhor prevenção, em especial após um dia de espairecimento, não só para o aparecimento de fungos mas também para a sua saúde em geral. 
 
Ao mesmo tempo aconselha-se vigiar a utilização do calçado sem abusar da utilização do desportivo que tende a deformar o pé. 
 
Onde encontrar o PinPointe FootLaser da Cynosure e preços aproximados de cada sessão: 
 
Sessão: Sessão de 30 minutos. 
Resultados: 3 a 6 meses após a sessão 
Preço aproximado: 300 Euros por sessão.

Voltar à página anterior