Este site utiliza cookies. se continuar a navegar, vamos considerar que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações clicando aqui.
 
Notícias e Eventos
Cynosure fecha acordo com Palomar Medical
20-03-2013


- Cynosure e Palomar contam com mais de 22.000 equipamentos em todo o mundo
- Em 2012, os resultados das duas empresas foram de mais de 234 milhões de dólares, dos quais 48% são provenientes de países fora dos EUA.
- Cynosure realiza uma integração gradual de forma a assegurar os benefícios operativos e financeiros dos clientes, funcionários e acionistas.

Cynosure, empresa lider mundial no mercado de laser para aplicações médico-estéticas adquiriu a Palomar Medical Technologies, Inc. (NASDAQ: PMTI) numa transação em dinheiro e ações valorizada em cerca de 294 milhões de dólares. 
“ A aquisição da Palomar é uma grande oportunidade para gerar a longo prazo, rentabilidade e crescimento para a companhia e valor para os acionistas”, assegura Michael Davin CEO da Cynosure Internacional.“A fusão com a Palomar vem completar o portfólio de produtos e carteira de clientes, adicionar novos produtos e serviços, fortalecer a rede de distribuição global, criando novas oportunidades de cross-selling e melhorando a nossa posição em termos de propriedade intelectual com a adição de mais de 40 patentes.“
“Os produtos Palomar, tais como o Icon e a plataforma de laser IPL Starlux, assim como o recentemente introduzido Vectus – laser díodo, para a redução permanente dos pelos, determinaram reputação de excelência da Palomar, em todo o mundo. Este compromisso reflete-se também na alta tecnologia patenteada que permite aos médicos dar aos seus pacientes garantias de segurança e comodidade, em resultado dos avanços em energia inteligente, sistemas de arrefecimento da pele e controlo da temperatura.”
Cynsoure e Palomar, ambos com sede em Massachusetts contam como mais de 20.000 equipamentos em todo o mundo e com uma rede de distribuição de mais de 100 países. Em 2012 os resultados conjuntos registados nas duas empresas foram de mais de 234 milhões de dólares, sendo 52% provenientes da América do Norte e 48% dos mercados internacionais.
 
“O nosso conselho de administração e equipa directiva acredita no forte sentido estratégico desta operação para a Cynosure, uma vez que a Palomar oferece um prémio atrativo para os nossos acionistas e cria oportunidades interessantes para os nossos funcionários“, assegura Joseph Caruso, CEO da Palomar.

Termos da transacção
Os acionistas da Palomar receberam 13,65 dólares por ação ordinária da Palomar: 6,825 dólares por ação em dinheiro e 6,825 em ações da Cynosure (sujeito às condições acordadas descritas no acordo definitivo). Estima-se que Cynosure emitirá aproximadamente 5,2 milhões de acções, e a transação financiará 147 milhões de dólares em dinheiro, de acordo com o saldo de caixa existente actualmente.  
 
Desde o anúncio dos resultados anuais da companhia em 2012, no passado dia 7 de Fevereiro de 2013, o preço de aquisição de 13,65 dólares representa um prémio de aproximadamente 23% acima do preço médo de encerramento da Palomar e um prémio de aproximadamente 34% sobre o valor médio da Palomar (excluindo dinheiro).
 
A aquisição deve ser efetiva no calendário da Cynosure em 2014 com a implementação de sinergias que rondam os 8 a 10 milhões de dólares. A fusão resulta numa companhia, proprietária efetiva de cerca de 87 milhões de dólares e nenhuma dívida em 31 de Dezembro de 2012. A transação foi aprovada por unanimidade pelos conselhos de administração de ambas as empresas e espera-se que esteja encerrada no terceiro trimestre de 2013.

A transação está sujeita às condições habituais de encerramento do acordo, incluindo a aprovação dos acionistas da Cynosure e Palomar e das aprovações regulatórias. Antecipa-se que a operação esteja livre de impostos para os acionistas da Palomar no que refere ao stock de componentes que fazem parte do acordo. Uma vez concluída a operação os acionistas da Cynosure passam a deter cerca de 77% e os acionistas da Palomar 23%.
 
Uma vez finalizada a transação, Davin será o CEO, Caruso integrará a equipa de direcção da Cynosure como vice-presidente e atuará como presidente e Timothy Baker atuará como vice-presidente executivo, director de operações e director financeiro. A Cynosure tem previsto mudar a sua sede de Westford, Massachusetts para as instalações da Palomar em Burlington, Massachusetts.

“Queremos dar as boas-vindas à equipa da Palomar na Cynosure, acrescentou Davin. “Faremos uma transação e integração gradual, de forma a garantir os benefícios operativos e financeiros dos nossos clientes, funcionários e acionistas”.

Voltar à página anterior