Este site utiliza cookies. se continuar a navegar, vamos considerar que aceita a sua utilização. Pode obter mais informações clicando aqui.
 
Notícias e Eventos
20% dos bebés prematuros sofrem de algum tipo de anomalia vascular
27-09-2013


- A lesão vascular com maior incidência nas crianças é o Angioma Vascular junto aos derrames
- O ideal é tratar este tipo de patologias entre as primeiras 24 horas e a primeira semana de vida
- É importante consultar um dermatologista imediatamente, mediante qualquer suspeita de patologia na pele

Portugal, 27 de Setembro de 2013 – Termina hoje em Madrid o 12º Congresso Mundial de Dermatologia Pediátrica. Os melhores especialistas em Dermatologia Pediátrica do mundo encontram-se no Palácio de Congressos de Madrid. Trata-se de um evento único, que ocorre de 4 em 4 anos, numa cidade do mundo. Este congresso aborda os últimos avanços, investigações e estratégias relativas às doenças de pele nas crianças.
 
O Dr. Pablo Boixeda, dermatologista no Hospital Ramón y Cajal, Madrid, coordenou, no dia da sua inauguração, o simpósio “Laser para crianças”, juntamente com o dermatologista Henry Chang, Hong Kong, China. Centralizados nos benefícios dos lasers em dermatologia pediátrica, os dermatologistas participantes destacaram os lasers de Corante Pulsado e Nd-YAG, como o laser Cynergy, que tratam lesões vasculares.
 
Segundo o Dr. Boixeda, as lesões vasculares afectam cerca de 3% dos recém-nascidos. Se falarmos de bebés prematuros, a percentagem dispara até os 20%. A patologia vascular que mais incidência tem nas crianças é o Angioma Vascular, o qual surge próximo dos derrames já existentes. Entre a 6ª e a 8ª semana, o crescimento destas patologias é mais rápido. Por este motivo, é recomendável consultar um dermatologista mediante o primeiro indício, já que tratar as lesões vasculares quando as crianças são mais velhas é mais difícil, pois mostram-se mais resistentes, ainda que o tratamento continue a ser muito eficaz.
 
A Cynosure é uma multinacional norte-americana pioneira em tecnologia laser para aplicações dermatológicas, estéticas e médicas, as quais oferecem a solução mais eficaz para o tratamento de lesões vasculares em crianças: o laser Cynergy.
 
Fortalecidos com a tecnologia avançada MultiplexTM, a plataforma vascular Cynergy trata todo o tipo de lesões vasculares e pigmentadas benignas de forma eficaz, incluindo: telangiectasias faciais e nas pernas, derrames, hemangiomas, manchas Vinho do Porto maduras y cavernosas, e outras malformações vasculares; sintomas de rosácea; cicatrizes e verrugas.
 
“O ideal é tratar estas anomalias entre as primeiras 24 horas e a primeira semana de vida”, assegura o Dr. Boixeda.
 
A sua versatilidade assegura uns parâmetros óptimos de tratamento, os pacientes sofrem menos efeitos secundários, um aspecto muito favorável se estivermos a falar de crianças. O laser Cynergy elimina o roxo, um hematoma tipicamente associado aos lasers de corante pulsado, assim como também reduz imenso o risco de cicatrizes.
 
Por sua vez, o Dr. Jesús del Pozo, médico especialista em dermatologia no Hospital Juan Canalejo, Coruña, participou também no Congresso, na sessão levada a cabo ontem sobre lasers ablativos ou não ablativos para crianças. Recomenda a aplicação dos lasers ablativos de CO2, como por exemplo o laser Performance da Cynosure, em crianças para tratar temas muito específicos e concretos como nevus ou angiofibromas. Apesar de ser um tema muito controverso, se tratados com conhecimento e cuidados especiais, oferecem resultados muito bons”, afirma. O Dr. Del Pozo assegura também que perante qualquer suspeita de patologia na pele, o ideal é consultar um dermatologista o quanto antes.
 
O 12º Congresso Mundial de Dermatologia Pediátrica ocorre desde Quarta-Feira, dia 25, até Sexta-Feira, 27 de Setembro. Cerca de 50 cursos, simpósios e seminários dados por especialistas mundiais. É uma excelente plataforma para os médicos e profissionais da saúde, onde podem trocar ideias para melhorar as crianças com doenças dermatológicas.

Voltar à página anterior